terça-feira, 3 de maio de 2016

REFLEXÕES SOBRE AS TECNOLOGIAS EM SALAS DE AULA.



   Olá  amigos, apresento - me com a criação deste blog.  Aqui as publicações referentes ao nosso curso e outros textos que escrevo baseados no meu cotidiano e experiências de trabalho, sejam bem vindos ás minhas publicações.


          Adelino Martins Vicente - Jornalista  MTE/ SRTE  0005612 SC.           
                

     Uma reflexão sobre as mídias e programas disponíveis para o aprendizado em salas de aulas, do princípio até aqui, nós, os profissionais que também necessitamos aprender e estarmos sempre atualizados.
   Um modelo sugerido a partir de novas descobertas acerca do desempenho de crianças, jovens e adultos, onde se alia,  a losa moderna e programas desenvolvidos especialmente para uma maior integração com professores e alunos. É a qualidade superando desafios que por incrível que possa parecer  intriga docentes que  mesmo estando a frente  do tempo se deparam com  desafios e barreiras culturais.
   Visando integralizar a educação  ao modo social almejado pelas escolas, professores e alunos, reflete-se sobre o sistema atual  ensino –didática o modelo que derruba velhas tendências, desta forma torna o modelo que até então predominava, obsoleto pelo fato de   a informação ter quase que um prazo de validade.  O que importa hoje, é que um sistema de educação prevalece  e faz a vida  de estudantes e professores muito mais confortável e proveitosa no sentido do aprendizado se tornar prático e prazeroso, são a ferramentas disponibilizadas  através da web, programas e redes sociais – neste novo modelo de práticas educacionais, não somente o aluno se beneficia, mas também o professor e educador. Esta sistemática no ensino tem variantes que devem ser observadas a partir do nível cultural de cada região  e aplicadas conforme sua capacidade de absorção. Entretanto, ao disponibilizar  cada segmento tecnológico para a escola e seus usuários , se notará a grande facilidade na aceitação e aplicabilidade, bem como o quase instantâneo entendimento da funcionalidade, isso dependendo é claro da faixa etária do usuário e do produto oferecido, como também o rápido resultado em pôr em prática os conteúdos abordados em sala de aula, já que a interação passa a ser regra geral entre estudantes professores e comunidades afins e  a aceitação, dá -se tanto  com alunos, comunidade  e professores.
   É cômodo para a instituição de ensino quanto para docentes e estudantes os vários formatos que são oferecidos atualmente. A interação passa a ser uma constante, a instantaneidade faz com que o conforto no aprendizado se torne um forte aliado para a compreensão.

 
   Quando um aplicativo, programa e até mesmo um novo aparelho de tecnologia midiática é lançado, nota-se o encantamento pela descoberta, todos o querem ter para estarem atualizados e não depender de um sistema que ora deixou de ser atual.
   São as fortes tendências e que as escolas estão assimilando para tornar o aprendizado amplo, ou seja, sem fronteiras.  O fascínio pelas mídias sociais também é algo a ser muito aproveitado, pois aproxima a sociedade interessada com a escola e esta com seus alunos, uma interação que trás a informação e alia esta a situação local, por isso mesmo as salas de aula não devem ser do sistema que até então conhecemos,  uma vez que nos tornamos alunos e professores sem fronteiras pela internet e seus produtos oferecidos, assim o modelo de escola deve ser repensado, de modo que sua funcionalidade acompanhe as tendências tecnológicas e de mundo exterior.


Nenhum comentário:

Postar um comentário